tag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post885000322581616457..comments2015-05-28T18:41:13.068-03:00Comments on Pizza Frita: Limites e EvoluçãoBruno Baèrehttp://www.blogger.com/profile/06947913885273476719noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-72902210728721933702011-04-08T14:12:45.867-03:002011-04-08T14:12:45.867-03:00"Não adianta oferecermos gráficos cada vez ma..."Não adianta oferecermos gráficos cada vez mais realistas e mundos imensos e densos se a jogabilidade não oferece desafio adequado e interessante para prender o jogador e a própria densidade do mundo esmaga a sua jornada." <br /><br />Disse tudo. <br />Há jogos que são estragados por essa busca compulsiva de melhorar. Acaba perdendo jogadores fiéis. Fora que grandes mudanças requerem computadores mais potentes. Não é todo mundo que usufrui dos bons recursos.<br /><br />Abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-46411071237319945582011-04-06T17:25:01.680-03:002011-04-06T17:25:01.680-03:00De longe, o que me afeta mais é a falta de tempo. ...De longe, o que me afeta mais é a falta de tempo. E talvez, por ter tanta coisa na cabeça de mestrado e trabalho, eu acabe com menos concentração para gameplays e tramas complexas.<br /><br />Acho que foi por isso que eu viciei em Tiny Wings: carrega rápido, jogo rápido e fico zen escorregando por aquelas colinas artísticas.Janhttps://www.blogger.com/profile/12167860088793569658noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-68882619660119605542011-04-06T15:29:13.424-03:002011-04-06T15:29:13.424-03:00Eu tinhha criado um comentário maneiro sobre a fal...Eu tinhha criado um comentário maneiro sobre a falta que eu sinto do bons sigle players nos jogos, que se preocupam muito mais com multi-player, mas como o blog decidiu não postar meu comentário fiquei com preguiça de escrever de novo.. sorryKindredhttps://www.blogger.com/profile/09071141462988796334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-59866685754691360772011-04-06T15:26:53.949-03:002011-04-06T15:26:53.949-03:00Deixo aqui também mais uma grande falta que eu sin...Deixo aqui também mais uma grande falta que eu sinto em jogos de PC, grande parte deles tem ótimas plataformas on-line, mas pecam nos sigle player. Acho q o mundo está mesmo voltado para a interação entre jogos, mas confesso que sinto grande falta de jogos com um bom sigle player e também com um multi-player interessante.<br />Os jogos atualmente estão tão preocupados com a interação que se esquecem de colocar coisas interessantes e desafios no SP. Pode ser nostálgico, mas sinto falta dos DIAS perdidos na frente do Diablo 2, somente no single para completar todas as fases.Kindredhttps://www.blogger.com/profile/09071141462988796334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-46687408210225865172011-04-06T14:37:24.892-03:002011-04-06T14:37:24.892-03:00No ano passado, um colega foi puxar assunto comigo...No ano passado, um colega foi puxar assunto comigo perguntando "Você não acha que está na hora de lançarem um console novo?"<br /><br />Recentemente, outro colega me fez a mesma pergunta.<br /><br />Lembro também de uma frase que o John Carmack soltou alguns meses atrás (não consigo achar a citação exata) dizendo que sua nova <i>engine</i> iria revolucionar a indústria dos <i>games</i>.<br /><br />A minha impressão é que essas pessoas ainda vivem nos anos 90. No auge da guerra dos consoles, a solução para qualquer problema era lançar hardware mais potente. Hoje em dia os consoles/PCs têm poder de sobra para realizar a visão criativa de qualquer <i>game designer</i>, e esses tecnofílicos estão travando uma briga sem sentido num campo de batalha que já foi abandonado.<br /><br />Acredito que a tecnologia evoluiu mais rápido do que a nossa (i.e., nós os <i>game developers</i>) capacidade de utilizá-la... O resultado é que gasta-se muito esforço tentando alcançar um ideal tecnológico que está fora de alcance, enquanto o aspecto lúdico fica de lado. Sem o apelo do <i>cutting edge</i> e sem a satisfação da diversão, o jogo vira um produto insípido que nos deixa vazios por dentro.Pedro Luchinihttps://www.blogger.com/profile/10687532018283059767noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-37547999309280036522011-04-06T14:37:15.642-03:002011-04-06T14:37:15.642-03:00Ah! Outra coisa, esse slogan é novo também, né? &q...Ah! Outra coisa, esse slogan é novo também, né? "Aqui não pinga gordura" hahahaha. Morri. :Dssinhaleitehttps://www.blogger.com/profile/14548304615365238415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-82338363944167843902011-04-06T14:36:30.488-03:002011-04-06T14:36:30.488-03:00Caramba Bruno! Impressionada com sua postagem! Mui...Caramba Bruno! Impressionada com sua postagem! Muito boa :D e enorme! Well, eu concordo com você. Não adianta ficar melhorando gráficos, e colocando realismos infinitos. Às vezes acho que é até um pouco do contrario mesmo.<br /><br />Parabens pelo texto. Quando eu crescer, quero saber expor minhas ideias assim :Dssinhaleitehttps://www.blogger.com/profile/14548304615365238415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-6780507686115878082011-04-06T12:16:37.091-03:002011-04-06T12:16:37.091-03:00O que vejo aqui não é uma questão de "vamos d...O que vejo aqui não é uma questão de "vamos dar mais processamento visual", e sim vamos buscar formas melhores de criar uma experiência de jogo interessante.<br /><br />Após terminar o Black Ops, fui jogar o Modern Warfare 1. Acho muito irritante a forma como somos guiados por uma história cinematográfica; no Black Ops, fazia sentido essa amarra por ser a história do soldado sendo contada, o que considero uma evolução frente aos títulos anteriores mas ainda não vejo como sendo o ideal.<br /><br />Há uma paródia chamada Duty Calls que ataca basicamente os pontos que reclamei. http://www.thedutycalls.com/Bruno Baèrehttps://www.blogger.com/profile/06947913885273476719noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-56303133199997050112011-04-06T12:07:28.614-03:002011-04-06T12:07:28.614-03:00O que entendi do comentário dele foi que se há alg...O que entendi do comentário dele foi que se há algum ponto onde ele colocaria dinheiro, seria nos gráficos.<br /><br />Tomemos o Call of Duty: Black Ops que ele citou em conversa. Os gráficos são muito bons (não é um Crysis 2, mas ainda sim) e apesar da história digna do período representado (Guerra Fria), que foi considerada rasa pela mídia especializada, a jogabilidade não se modificou em relação aos recentes títulos da franquia. O próprio Super Mario 2 (tanto americano quanto japonês) e o Super Mario 3 trouxeram mudanças significativas mesmo que mantendo a mesma base.<br /><br />A meu ver, CoD é uma série quebrada. Não posso dizer que não gostei porque tenho tanto o Modern Warfare 1 e 2 quanto o Black Ops. A história geral do BO, apesar de considerada rasa, me agradou. Minha maior frustração era com as constantes mortes por tiros impossíveis, se podemos dizer que eram uma busca ao realismo, não notei em momento algum um balanceamento da inteligência que não me fizesse trocar o jogo por digamos, Scott Pilgrim.<br /><br />Entretanto, ainda acho que a principal diferença entre Medal of Honor e Call of Duty é a forma como a história é forçada ao jogador. Até o MoH Airborne, o último que joguei, você tinha suas missões dadas no início da fase e uma certa liberdade em como completar, excetuando por cenas como a invasão da praia de Omaha em MoH Allied Assault. Em CoD, a preocupação em contar a história do personagem é tão grande e tão imputada sobre você que eu me sentia a todo momento jogando sobre trilhos.Bruno Baèrehttps://www.blogger.com/profile/06947913885273476719noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2800942574213381011.post-47759620448447705612011-04-06T11:40:24.251-03:002011-04-06T11:40:24.251-03:00Bom post!
Eu não sou especialista nessa área de g...Bom post!<br /><br />Eu não sou especialista nessa área de games, e sou preguiçoso (sério?) o suficiente para não ler o link do Kotaku que você postou, mas permita-me caracterizar alguns possíveis motivos para a aparência de mediocridade dos jogos atuais.<br /><br />(Quando eu digo "mediocridade" é no sentido estrito da palavra, me referindo ao fato dos jogos atuais serem medianos.)<br /><br />1) A indústria de jogos é, em sua maior parte, voltada para o público que ela mesma cativou desde o fim dos anos 70 e início dos anos 80, além de quem mais entrou nesse barco no meio tempo. Este público obviamente já tem intimidade com os títulos e, ávido por novidades, pode forçar --- repare que eu só estou levantando a lebre, sou leigo no assunto e não posso afirmar nada --- as empresas a buscarem refinamento e complexidade que, ao mesmo passo que garantem um nível mínimo de satisfação ao consumidor habitué, se transforma em uma barreira ao jogador casual. As barreiras podem ser uma IHC complexa, que exija uma alta curva de aprendizado; um enredo intrincado, que dificulta sua própria assimilação; aumento do tempo de jogo, para satisfação dos aficcionados; etc. Some-se ao último exemplo enumerado o fato de estarmos envelhecendo e perdendo o tempo disponível para diversão. Uma projeção (leia-se chute) que eu faço é um renascimento da indústria de games para os próximos 40 anos, quando estaremos todos devidamente aposentados, com tempo para consumir os títulos que nos interessem.<br /><br />2) A diversidade de plataformas pode ser benéfica à competitividade do mercado, mas rouba bons títulos de plataformas concorrentes. O cidadão médio escolhe um console para comprar, e fica chupando o dedo em relação aos títulos dos outros. Isso pode dar a impressão de que a maioria dos títulos realmente são medianos (e de fato o são), mas também pode tirar muita coisa boa do olhar do "crítico-leigo" tão comum em qualquer área de conhecimento. Em tempo de Dynacoms e Phantom Systems isso não era problema, qualquer um podia pegar seu Enduro, River Raid, e depois Mario e Donkey Kong e intercambiar com outros títulos, experimentando boa parte daqueles disponíveis.<br /><br />Não quero escrever muito mais do que isso sem conhecimento de causa, mas tenho a impressão de que nas mãos certas tal tema pode virar até livro, quem sabe? OK, os velhos tempos não voltam mais, podiam mais românticos e desafiadores que os atuais, mas o que vivemos hoje é fruto da evolução que desejamos. Eu particularmente discordo da postura (aparente) do engenheiro citado. Me pareceu ser algo como "vamos esperar os gráficos melhorarem, depois investimos nisso." Se tivesse sempre sido assim, não teríamos a indústria de jogos eletrônicos até hoje, e provavelmente ainda esperaríamos um bom tempo até que ela florescesse.Tadeunoreply@blogger.com