Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

Primeira vez

Em post iniciado pelo amigo Tadeu, venho aqui relatar a minha primeira vez... com o Linux =)

Foi numa PC Expert, acho que o número era 13 (em outro momento confiro), veio o Conectiva 3.0 Guarani. Na época eu era adolescente e não sabia o que queria da vida, estava deslumbrado em saber que havia outro sistema operacional além de DOS e Windows (na época, ainda dependente do DOS). Porém, como havia apenas um computador na casa, não pude instalar. Não sabia como fazer nada e havia o medo de tentar e estragar. Como era tolo.

Foi um amigo de meu primo que me mostrou outros *nixes, como o FreeBSD, o OpenBSD e outros sabores de Linux. Foi aí, quando tive um Pentium 2 em casa sob meu comando, que pude violar a garantia e instalar outros sistemas além do Windows 98. O maior problema era a incompatibilidade com as placas-mães com tudo onboard e os famigerados win-modem.

Depois de testar o Conectiva 4.0 em dual boot, resolvi instalar por conta própria (após um Dia de Fúria com o Windows, provavelmente travamentos diversos em um jogo ou com o ICQ) o Red Hat 6.2. Foi a primeira formatação sem retorno, sem backup que fiz, ainda xingando o sistema da Microsoft. Usei por 1 madrugada (com a alegria de finalmente ter conseguido configurar o tal win-modem usando um tutorial), largando em seguida pela falta de um driver de som compatível.

Mais tarde, na faculdade, com máquinas virtuais e sistemas mais user friendly (Ubuntu, estou olhando pra você), passei a usar mais o Linux (e em um momento o Minix) e tanto que agora o Ubuntu é o sistema operacional do micro usado por meus pais lá em Resende e daqui do Rio (temporariamente até resolver a pendenga com o outro HD).

Como disse o amigo Lourival, o sistema operacional deve ser transparente ao usuário. Ele deve fazer seu trabalho sem aparecer, sendo o gerenciador dos recursos. Afinal, o usuário final padrão (aquele que não é programador) quer usar seus programas, não quer fazer dezenas de configurações que são alienígenas a ele. E é nessa direção que o Ubuntu está se encaminhando (e que o MacOS já faz há anos - viu Jan, citei).

Agora mudando de assunto, a Vivi do Girls of War postou sobre um jogo interessante, Ricochet Kill 2. Aproveite para matar um pouco do tempo no estágio, ou na aula de Javascript. E para fazer pipocas de microondas de um jeito meio hippie, dê uma olhada nesse link compartilhado pelo pessoal do Lifehacker: pipoca de microondas no papel-embrulho.

Bom, já chega pelo post da madrugada, até mudamos de assunto hoje. E você, como foi sua primeira experiência com o Linux? Comente aqui embaixo ou no seu blog (e deixe o link!). Postado ouvindo a banda Glass and Glue.

7 comentários:

  1. Completando as informações do post:
    O Conectiva não existe mais hoje, foi substituído pelo Mandriva e o Red Hat mudou de ares e tem uma outra versão gratuita no Fedora

    ResponderExcluir
  2. O Loris também usou o Guarani. Sugiro que criemos uma ONG, "Órfãos do Conectiva Guarani."

    Ô tempos bons da computação pessoal que não voltam mais.

    ResponderExcluir
  3. "Aproveite para matar um pouco do tempo no estágio, ou na aula de Javascript".

    Senti que essa foi uma indireta! hauahuahauha

    ResponderExcluir
  4. Nunca precisei de indiretas com você ;D

    ResponderExcluir
  5. Me lembro como se fosse ontem...eu olhando para o ubuntu...ele olhando p/mim...tudo tão transparente, ele é tão sincero!
    Mas não dava para ser monogâmica, eu ainda precisava do windows. Ubuntu não resistiu e terminamos. Confesso que ainda gosto dele, mas temos que amadurecer um pouco antes de voltarmos.

    ResponderExcluir
  6. Salve,

    Minha primeira experiência foi, se minha memória não está me traindo, com um Red Hat 5 com KDE, que veio numa revista também.

    Na época tinha um K6-II 400hz, com Winmodem, foi um parto para conseguir conectar na Internet, apanhando dos KPPP. O tempo bom, mas sofrido, rs.

    Hoje dia, uso o Ubuntu e o Crunchbang pra quase tudo que faço no computador.

    O dia que GNU/Linux tiver pacote Adobe e Steam, irei no Windows só para não desaprender :)

    Abraços!

    Rian

    ResponderExcluir
  7. Ello

    Ubuntu está se tornando cada vez mais interessante. Instalei aqui no Virtual Box e rodou direitinho. Mas o Mac OS X ainda está muito à frente em termos de usabilidade. E o iOS, então, nem se fala.

    Obrigado pela citação, mas você podia ter linkado para o post sobre o assunto.

    ResponderExcluir