Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nerd Pride Day 2011

Ontem foi Dia da Toalha, ou como convencionou-se chamar na Espanha e logo foi aceito no resto do mundo, Dia do Orgulho Nerd. Fui acompanhar a Vanessa do Piadas Nerds no evento da Saraiva do Praia Shopping em que ela ia participar de uma mesa-redonda e acabei participando também, mais ou menos assim:

"V: Baère, não vou sozinha, vai lá comigo!"
"B: Eu não, vai ficar estranho eu entrar lá sem ter sido convidado, o penetra."
"V: Vem, anda."

E com essa delicadeza toda eu fui. Os outros palestrantes, Renato do Território Nerd e Paula do Garotas Nerds (que depois descobri ser irmã de uma amiga minha do mestrado em Design, sabia que tinha reconhecido o jeito de falar característico!) acolheram superbem esse estranho de um blog cujo nome não evoca nada nerd, tinha até uma cadeira adicional. Munido de minha camisa Don't Panic do Jovem Nerd e obviamente minha toalha de mochileiro, acabei emprestando a boina do Super Mario pra Vanessa quando perceberam que ela tinha apenas uma toalha (NÃO SEUS PERVERTIDOS, ELA ESTAVA VESTIDA! A prova aqui embaixo).

"Caraca Vanessa, eu travo quando falo em público, você viu como pisquei nervosamente na entrevista pra UOL Games, só falta eu molhar as calças aqui, ainda bem que trouxe uma toalha"

O público foi bem receptivo e participativo, ainda que tímido no início. Brincadeiras certas com o público, aquelas que os tocam por fazer parte de seu mundo e não forçando uma intimidade, fizeram o gelo social derreter e até os mais introspectivos estavam se soltando e defendendo com unhas e dentes seus pontos de vista, inclusive os hipsters! Vimos muitas camisas de heróis e outras referências do nosso mundo particular, até um garoto com o colar do Triforce.

Percebam que a homogeneidade desse grupo não pode ser expressada em uma foto. Todos aqui possuem a mesma paixão ardente pelo assunto que dominam e exteriorizam isso de diversas formas.

Felizmente a discussão agradou gregos e troianos (e desagradou persas e hititas, mas fazer o quê?) e pudemos comentar também sobre a validade de se orgulhar de um termo pejorativo e criticar o modismo nerd de hoje, em que há uma forçação de alguns para se adequar a esse grupo (comentei sobre isso no post passado), vendo também os pontos positivos que essa superexposição na mídia traz para a "tribo" como uma melhor aceitação da sociedade de uma cultura que era considerada marginal. Em certos pontos, o foco ficava na experiência dos participantes da mesa com coisas do mundo nerd, mas aqui acho que conseguimos passar a mensagem para todos que: "Ei cara, você não é estranho e sozinho, gostamos das mesmas coisas que vocês".

"Eu também já joguei com um elfo ranger e nem por isso eu saio na rua matando pessoas... porque eu não tenho arco e flechas, anota isso aí"

A mesa estava prevista para mais ou menos 1:30 de conversa, mas acabamos com 3:00, terminadas com uma distribuição de brindes que me lembrou um pouco a votação popular dos Jogos Independentes do SBGames 2009, quem ganhou satisfeito, quem não ganhou insatisfeito, ainda mais que os brindes mudavam de "tamanho" de uma hora pra outra e uma confusão aqui ou ali, mas no final das contas acho que deu tudo certo, não dá pra agradar a todos mesmo. O final da noite se deu com um chopp ali mesmo no shopping (e com finalmente meu desjejum lá pras 22:30, apenas com um yogurt de graviola e um bombom gentilmente cedido pela Vanessa na barriga), regado a mais conversas nerds, por que não?

O bom desses eventos é espairecer um pouco da vida normal, encontrar mais pessoas que pensam como você (ahá, networking!), desde o adulto pai de família que não perde sua criança interior e seus sonhos de juventude, até os pré-adolescentes buscando com que grupo se identificam, encontrando nos similares a força pra enfrentar as zoações no colégio por saber de cor o nome de 150 ou mais Pokémons.

E para os que ainda têm aquela mentalidade de que nerd é um ser recluso e antissocial, essas reuniões mostram que os paradigmas estão mudando, a antiga concepção de nerd não é mais válida embora a conotação pejorativa do termo permaneça. Ah sim, o público feminino estava em peso, pense sobre isso.

UPDATE: Vídeo feito pelo canal Mundo Nerd sobre o dia com filmagem de parte do evento http://www.youtube.com/watch?v=YeE3r38wSBA

PS: Agradecimentos ao Jan do Cinco Síncopes pelas fotos e pelos curtos vídeos. Ao Arthur Protasio do Vagrant Bard e do Ludo Bardo por ter comparecido, no final, mas pelo menos foi!

PS2: Agora eu tenho um deviant Art, woohooo! http://killerasus.deviantart.com

PS3: Esse eu vou jogar quando tiver tempo de novo.

5 comentários:

  1. Gostei do "só falta eu molhar as calças aqui, ainda bem que trouxe uma toalha"... Douglas Adams estava certo ao falar da importância da toalha...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu PS3, haha!

    Obrigado pelos créditos. Eu só teria escolhido uma daquelas fotos com o rosto de vocês mais perto.

    Foi mal eu ter saído antes. Estava com dor-de-cabeça e tinha que terminar a aula para o dia seguinte. Mas que bom que foi legal! Certamente você contribuiu bastante no papo, ó rei dos nerds!

    ResponderExcluir
  3. Se é tímido, escondeu bem... não parou de brincar o tempo todo :)

    A Vanessa sim pareceu tímida a ponto de pedir ajuda pra amigo ficar ali falando na frente de todo mundo =p

    ResponderExcluir
  4. @alinde Acho que me senti em casa falando entre meus pares =D

    ResponderExcluir
  5. Fala irmão, blz? Aqui é o Shaka (como claramente declarado acima rsrs), bebemoramos com uma galerinha na praça de alimentação depois do evento. O evento foi realmente MUITO bom. Resta sentarmos pra tomar outra cerveja hein! rs

    Abração!

    ResponderExcluir