Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Primeiro CD

Primeiro beijo, primeiro sutiã, primeiro zero na prova... tem muitos primeiros que o ser humano não se esquece. São coisas que marcam nossa vida por quebrarem paradigmas, serem ritos de iniciação ou apenas por serem fatos em si.

Hoje indo almoçar, meu pai pega em cima da minha mesa o CD Neon Ballroom, do Silverchair, que estava ouvindo ontem à noite e pergunta: "Não quer levar esse pra ouvir no carro?". Minha resposta foi: "Não, pega o No Security do Rolling Stones". Isso foi muito aleatório, tanto meu pai oferecer para ouvirmos música no carro quanto eu decidir justamente pelo primeiro CD de rock que comprei (Mamonas Assassinas não conta porque me foi dado).


No Security ou Neon Ballroom? Qual você levaria para ouvir?

Lembro que era uma época estranha. Eu ouvia apenas trilha sonora de filmes, um LP do Cavaleiros do Zodíaco e música clássica. Eu já gostava de rock, minhas músicas preferidas quando moleque eram o tema de Top Gun do Joe Satriani (e nem fazia a mínima idéia de quem ele era), Another Brick in The Wall Part 2 do Pink Floyd (influência da minha mãe, que ouvia quando morava na Bahia), alguma coisa de Raul Seixas e Biquíni Cavadão. Tinha uma loja no Resende Shopping que tinha uma bandeira enorme do Guns & Roses e eu olhava aquilo vidrado, mas nunca tinha comprado um CD.

Um dia de madrugada, ouvia um CD (Trilha Sonora Internacional de Novelas, da Globo) enquanto via os episódios que iam passar de tarde na TV Cruj (o SBT tinha essa estranha mania, que descobri só porque eu tinha um sono bizarro). Lembro que era o desenho dos 101 Dálmatas, e no momento tocava Sweet Child O'Mine. Aquela mistura da cena do desenho com a entrada de Sweet Child ativou alguma sinapse em um lugar oculto no meu cérebro, estava maravilhado com a guitarra do Slash. No dia seguinte procurei o Igor e o Diogo, que me mostraram mais músicas do Guns e Legião Urbana. Assim começou minha verdadeira incursão no Rock.

Decidido a comprar meu primeiro CD, não lembro como ou porquê, optei pelo No Security do Rolling Stones, tinha acabado de ser lançado. Eu não conhecia Rolling Stones fora por alguém ter dito que eram da mesma época de Beatles. Comprei o CD nas Lojas Americanas de Volta Redonda e botei no som assim que cheguei em casa. Maravilha!

Dali em diante foi Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Nirvana, Engenheiros do Hawaii, Skank... coisas ou amigos meus me indicavam ou eu via na TV, gostava e corria atrás. Outra pessoa que foi importante na minha educação musical foi meu primo Gustavo, que me ensinou Deep Purple, Ramones, Eric Clapton e clássicos de blues e jazz. Outro CD que gosto muito, e a pessoa que me deu nem sabia direito o que é Rock ou quem era aquela banda, é o Greatest Hits do Whitesnake. Meu pai me mostrou Chico Buarque, Secos e Molhados, muita coisa nacional boa (e Aerosmith, veja só!).

Alguns casais tiveram sua primeira transa ouvindo Slide It In. Sugestivo, não?

E vocês, meus fiéis 5 leitores? Qual foi o primeiro CD que vocês compraram, e quanto isso marcou a vida de vocês?

4 comentários:

  1. Quebrando a cabeça pra lembrar.. talvez tenha sido um da Thalia ¬¬' hahaha

    ResponderExcluir
  2. hahaha.. bruno naum faço a minima ideia do meu primeiro cd.. hahaha.. mtoo tempo e memoria fraca..

    ResponderExcluir
  3. obs: pergunta q naum quer calar.. vc naum consegue esquecer seu primeiro sutiã? cm assim brunooo

    ResponderExcluir
  4. ora ora, só estava tentando ser gender friendly, afinal, garotos também não esquecem o primeiro soutien que tiraram de uma garota =)

    ResponderExcluir