Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Houston, we ALMOST had a problem

5 anos fazendo engenharia de computação e eu ainda não consigo entender esses aparelhos modernos. Eu sei como uma ponte fica de pé, mas não entendo como um celular pode ter personalidade.

Nokia N85, estou olhando pra você.
Hoje antes de ir pra faculdade decidi realizar a temida atualização de firmware. Simplificando, ia botar em dia o software que controla o meu Nokia N85. Pois bem, bateria carregada, cabo USB plugado, Nokia Software Updater ligado, orientações de segurança seguidas e download iniciado. Fui morder um pedaço de panetone e dar uma revisada no livro de Sistemas Digitais.

Enquanto isso a atualização rolava no laptop. O Windows apitava toda hora, avisando que a porta USB estava sendo "plugada" e "desplugada". Ok, estamos atualizando um dispositivo, normal isso. Drivers sendo reconhecidos, novas opções pipocando na tela. Nada ao contrário do que avisava o NSU.

Eis que surge a tela do medo! "Cabo USB desplugado. Retire o cabo e insira novamente para retomar a atualização". Desconfiado que era porque o firmware tinha sido atualizado, e portanto seria esperada uma mensagem assim, fiz o que foi mandado. A atualização retomou, o celular mostrou a tela branca que poderia aparecer durante o processo, e em 3 minutos, os 15 esperados para o término viraram 1 segundo. Estranho não é? Atualização concluída.

O Windows começa a apitar frenéticamente, a porta USB parecia estar sendo "plugada" e "desplugada" continuamente. Tensão! Vejo que o celular está desligado, retiro o cabo e tento ligá-lo. Ufa! Telinha da Nokia aparecendo. EPA! Tela branca aparecendo e celular desligando.


Com a sensação de que R$600,00 tinham virado um tijolo com design bem feito, procurei no manual da Nokia as lojas autorizadas para conserto. NADA! Internet é a solução, vamos lá. Google Maps para identificar onde no Centro do Rio está a autorizada, viagem até lá planejada para segunda (aproveitando ser perto do Infocentro pra comprar a placa de vídeo de Natal do meu pai), sigo resignado para o banho, planejando fazer um Demotivator sobre atualizações de firmware com a imagem de um tijolo.

E acabei fazendo

Saindo do banho, resolvo dar uma olhada no celular de novo. Não custava nada. Ligo, aparece a tela da Nokia, espero ele desligar...


Mas a tela da Nokia fica mais brilhante, e mais um pouco (confesso que pensei "essa merda vai virar uma supernova e vai derreter tudo em volta"). Em alguns segundos, o Symbian OS é carregado e tenho de volta o meu celular, com todos os contatos, acesso a internet via rede wifi, novos aplicativos e aparentemente tudo funcionando!

Acho que não vou desligar o celular pra não correr riscos =)

4 comentários:

  1. E é por isso que eu continuo com o meu celular vagabundo que só faz chamada e manda SMS...

    ResponderExcluir
  2. é cara, o negócio é ignorar "eles" xD

    ResponderExcluir
  3. salve o telefone!!
    tadinho, ficou assustado...

    e é por isso que eu prefiro os tijorolas...
    quanto mais eles evoluem, mais ficam ruins...

    sou da época em que telefone NÃO TRAVAVA, pq afinal, é um telefone e não um computador...
    bom vai ser o dia q vc vai ficar sem celular pq ele tá travado... GREAT! ¬¬
    melhor, quero ver o dia que os telefones vão ter como diferencial "faz ligações locais e interurbanas!"

    ResponderExcluir
  4. Que susto, hein! Adorei o comentário da supernova, hehe.

    Por isso eu insisto: considere o iPhone da próxima vez.

    ResponderExcluir