Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Resultados do Google Analytics

Algum tempo sem postar, e após uma prova de PAA e entregas (ou quase) de trabalhos de Fundamentos de Computação Gráfica, resolvi hoje dar uma olhada no esquecido e empoeirado Pizza Frita.

De vez em quando, o Vinícius do Shrubbles'n'Shrubbles (hoje é aniversário dele pessoas, dêem os parabéns!) faz um report de quantos acessos ele teve, segundo dados do Google Analytics. Resolvi fazer o mesmo, após inscrever meus sites também no Google Webmaster Tools para ter mais dados mastigados.

Entre 15 de Abril e 15 de Maio, tive 35 acessos ao meu blog vindos do Brasil, 4 acessos da Rússia e 2 acessos vindos da Alemanha e Portugal (Diogo, foi você?). Dos acessos brasileiros, temos a seguinte distribuição: Rio de Janeiro (16), Curitiba (6), Sao Paulo (4), Porto Velho (1), Porto Alegre (1), Belem (1), Santo Andre (1), Recife (1), Niteroi (1) e Botucatu (1), sendo que apenas os cariocas e paulistas tiveram um tempo de acesso médio significativo (cariocas com 5 minutos e paulistas com 17 segundos). Acho que devo mudar a foto da pizza frita lá em cima para melhorar isso =)

Dessa análise, pude tirar ainda que 4 acessos foram feitos pela PUC-Rio (pessoal do mestrado e do ICAD?) e 1 foi feito pela Universidade Técnica de Lisboa (agora acredito mesmo que foi o Diogo). Firefox teve 36,59% dos acessos, seguido pelo IE com 26,83% e pelo Chrome com 21,95%. Na lanterinha, Opera teve 9,76% e  Safari teve apenas 2 acessos, ficando com 4,88% do share.

Além de gráficos e mapas bonitinhos, essa análise permite saber quem estou atingindo e como as pessoas chegam no meu blog. Dos que não vieram por acesso direto, 6 vieram pelo blog do Yuri, o Livrada, 4 vieram pelo Twitter, e dos 6 que vieram pelo Google, 5 procuravam por pizza frita (que surpresa!) e 1 queria saber os horários que o filme Os Famosos e os Duendes da Morte (já resenhado aqui e aqui) estava passando.

Também fiz a pesquisa com o meu site "sério", de onde obtive grande parte das visitas pelo Google procurando por Fundamentos de Computação Gráfica (que é o nome de uma das páginas dedicadas aos trabalhos do mestrado), cores xyz (meu primeiro trabalho de FCG) e alguém procurou sobre como normalizar curvas (e deve ter achado interessante a curva do espaço XYZ normalizado).

Bom foi saber que houve uma queda de 19,61% nas visitações deste blog. Acho que devo me dedicar um pouco mais a ele e postar coisas mais interessantes (diferente desta postagem cheia de estatísticas). Esses resultados também serão levados em conta para melhorar o meu site sério, já que ele é a minha ferramenta de divulgação dos meus trabalhos com jogos e no mestrado =)

E fechamos o post ouvindo Rock You Like a Hurricane, do Scorpions, álbum Moment of Glory. (Daqui a pouco deve sumir ali do Gadget do Last.FM)

Um comentário:

  1. engraçado como eu achei esse post cheio de estatística um dos mais interessantes! e ninguém comentou nele, que puxa...
    amei essa ferramenta do google! mt boa!
    com certeza vou usar tb, não sei pra que...
    um dia eu descubro!
    ahauauhau

    #ficaadica

    ResponderExcluir