Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Os Famosos e os Duendes da Morte - Parte 2

O livro em que o filme é "baseado" chegou em casa hoje. E já li.

Suas 96 páginas descem rápido, não é uma leitura pesada, é escrito em linguagem coloquial (preparem-se para palavrões e palavras que assustarão as senhoras de mais de 40) e em formato de diário (sem a especificidade de datas que achei muito chato em Drácula).

De base pro filme mesmo só o tema: as descobertas de um adolescente. O livro segue um caminho bem diferente, não há a forte presença do Youtube como no filme, posts em blogs são apenas citados uma vez no livro e o MSN não tem personagens tão misteriosos quanto o Esmir Filho. Pode ser enxergado como uma versão mais pesada do filme, onde drogas e sexo são explorados mais na seca, sem uma tentativa de passar pela censura. Aliás, se o filme tivesse sido ipsis literis o livro, duvido que teria conseguido entrar no Festival do Rio.

O que me chamou mais a atenção foi como o protagonista se refere aos pais. Enquanto todos os outros personagens são tratado por nomes, apelidos ou títulos, pai e mãe são respectivamente ele e ela, ou quando age com mais carinho, o velho e a velha, e similares. E isso logo nas primeiras linhas já mostra como será o decorrer do resto do livro

Não foi o melhor nem o pior livro que eu li, foi diferente (acho que não tão diferente quanto as experiências pelas quais o protagonista passa). Talvez o comentário de orelha e prefácio tenham influenciado nessa leitura non-stop que durou algo em torno de 2:20.

Um comentário:

  1. Cara, esse negócio de gente falando alto no cinema tá me deixando careca. Por causa disso ando pensando duas vezes antes de sair de casa, e to escolhendo muito bem meus filmes e meus cinemas. Tem coisas que é melhor simplesmente baixar da internet...
    Abraço!

    ResponderExcluir