Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Game Dev Story

Olá meu limitado número de leitores, como vão? Acabei de terminar um jogo que me foi recomendado pelo amig Yan Magno do 8-Bit Box, Game Dev Story, onde você é o dono de uma empresa que faz... jogos! O mais interessante é que também é possível fazer um jogo sobre uma empresa que faz jogos, como eu havia feito graça antes de começar a jogar e quando vi, ri muito (ou lolei).


Sua empresa começa pequena. Alguns computadores e funcionários, pouca grana e pouco conhecimento. Os primeiros anos são duros, ainda mais sem um tutorial de como começar. Cheguei a pegar dinheiro do fundo de reserva para poder me manter, pagar o treinamento dos funcionários e contratos externos. Por sorte consegui um capital de venda de jogos pra computador antes do fechamento do ano fiscal e pude pagar a turma. No início, é mais fácil conseguir grana rápida de serviços contratuais.

Com uma certa grana na mão, é hora de apostar nos consoles e criar sua base de fãs com propagandas e participação em eventos como a Gamedex. O jogo segue com eventos tipo o Gameworld, cartas de fãs, reviews, etc. A parte mais interessante mesmo é o início, onde tudo é difícil e ir à bancarrota parece o destino certo, mas depois que se pega o jeito e se constrói uma base fiel de fãs, o jogo fica mais fácil.

O Jan, do quase finado Cinco Síncopes, reclamou que a interface poderia ser melhor. Quem sou eu pra discordar, já que ele faz jogos pra iPhone e eu apenas jogo o jogo de fazer jogos (onde pode-se fazer jogos de empresas que fazem jogos... não vamos entrar tão a fundo nessa recursão). Para mim, os gráficos, sons e interface cumprem sua função. As piadas com nomes (e destino) dos consoles reais são bem interessantes, e quem conhece a história dos jogos sabe em quais apostar (e talvez que gêneros vendem mais em cada console, mas acho que isso é especulação minha).

Minha empresa, a LudoBardos - baseada no grupo de desenvolvimento que eu, Arthur e Yan nomeamos para lançar o You Are Trash! - chegou até a lançar seu próprio console, o YouAreBard - modernoso videogame de 64 bits com bluray, após anos no mercado. A parte mais chata na minha opinião foi despedir profissionais antigos da LudoBardos para contratar pessoas mais qualificadas (as mensagens de despedida dos ex-funcionários são comoventes, uma designer minha disse que o sonho dela se realizou ao trabalhar pra mim e sempre seria fã dos meus jogos. =,(  ), mas é um processo necessário.

O jogo é curto para o gamer hardcore. Comprei na madrugada de sexta e fui terminar os 20 anos de mercado na madrugada de hoje, mas deve entreter o jogador casual que gosta de ver barrinhas e números crescendo. Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, é interessante tanto pela metalinguagem como estudo de caso.

Ao que parece, o jogo originalmente foi lançado para PC em 1996, mas essa atualização para os smartphones foi benvinda! O Game Dev Story foi desenvolvido pela japonesa Kairosoft (um braço da Kairopark) e esta semana estava com desconto por $0.99 na AppStore para iPhone. Na loja do Android, encontrava-se por $2.50. Há uma seqüencia em japonês e um spin-off sobre lojas que vendem jogos em desenvolvimento.

Game Dev Story 2 original japonês. Será que agora podemos trabalhar em mais de um jogo ao mesmo tempo?

5 comentários:

  1. parece muito interessanta, as vezes a sua explicação me deixou meio confusa.. asdhasuidhs
    provavelmente eu iria falir a empresa rapidamente, mas vale a pena tentar, pra ver até quando eu conseguiria mante-la!

    ResponderExcluir
  2. Po Lu, o que ficou complicado? Explica aí que eu tento melhorar =/

    ResponderExcluir
  3. A natureza "meta" de um jogo sobre jogos sobre jogos sobre jogos acaba deixando tudo meio confuso mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Bacana, Bruno. Eu nunca tinha ouvido falar e fiquei interessado. Valeu a dica. =)

    ResponderExcluir
  5. éeee valeu mesmo a dica!!! e valeu saber que tem pra Android tb!! ^^
    vou procurar =D
    gostei muito desse joguinho, parece ser mt interessante!

    ResponderExcluir