Sua empresa começa pequena. Alguns computadores e funcionários, pouca grana e pouco conhecimento. Os primeiros anos são duros, ainda mais sem um tutorial de como começar. Cheguei a pegar dinheiro do fundo de reserva para poder me manter, pagar o treinamento dos funcionários e contratos externos. Por sorte consegui um capital de venda de jogos pra computador antes do fechamento do ano fiscal e pude pagar a turma. No início, é mais fácil conseguir grana rápida de serviços contratuais.
O Jan, do quase finado Cinco Síncopes, reclamou que a interface poderia ser melhor. Quem sou eu pra discordar, já que ele faz jogos pra iPhone e eu apenas jogo o jogo de fazer jogos (onde pode-se fazer jogos de empresas que fazem jogos... não vamos entrar tão a fundo nessa recursão). Para mim, os gráficos, sons e interface cumprem sua função. As piadas com nomes (e destino) dos consoles reais são bem interessantes, e quem conhece a história dos jogos sabe em quais apostar (e talvez que gêneros vendem mais em cada console, mas acho que isso é especulação minha).

O jogo é curto para o gamer hardcore. Comprei na madrugada de sexta e fui terminar os 20 anos de mercado na madrugada de hoje, mas deve entreter o jogador casual que gosta de ver barrinhas e números crescendo. Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, é interessante tanto pela metalinguagem como estudo de caso.
Ao que parece, o jogo originalmente foi lançado para PC em 1996, mas essa atualização para os smartphones foi benvinda! O Game Dev Story foi desenvolvido pela japonesa Kairosoft (um braço da Kairopark) e esta semana estava com desconto por $0.99 na AppStore para iPhone. Na loja do Android, encontrava-se por $2.50. Há uma seqüencia em japonês e um spin-off sobre lojas que vendem jogos em desenvolvimento.
![]() |
Game Dev Story 2 original japonês. Será que agora podemos trabalhar em mais de um jogo ao mesmo tempo? |
parece muito interessanta, as vezes a sua explicação me deixou meio confusa.. asdhasuidhs
ResponderExcluirprovavelmente eu iria falir a empresa rapidamente, mas vale a pena tentar, pra ver até quando eu conseguiria mante-la!
Po Lu, o que ficou complicado? Explica aí que eu tento melhorar =/
ResponderExcluirA natureza "meta" de um jogo sobre jogos sobre jogos sobre jogos acaba deixando tudo meio confuso mesmo...
ResponderExcluirBacana, Bruno. Eu nunca tinha ouvido falar e fiquei interessado. Valeu a dica. =)
ResponderExcluiréeee valeu mesmo a dica!!! e valeu saber que tem pra Android tb!! ^^
ResponderExcluirvou procurar =D
gostei muito desse joguinho, parece ser mt interessante!